Guia do bairro da Zona Sul de São Paulo SP(Campo Belo, Campo Grande, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cursino, Grajaú, Ipiranga, Itaim Bibi, Jabaquara, Jardim Ângela, Jardim São Luis, Marsilac, Moema, Parelheiros, Pedreira, Sacomã, Santo Amaro, Saúde, Socorro, Vila Mariana)Portal Vitrine do Bairro
   
Web  

Imigrantes em São Paulo

São Paulo uma metrópole com mais de dez milhões de habitantes, um número de imigrantes estimado em mais de 200.000, extensão territorial de 2.355,7 km² e um quadro de funcionários públicos municipais com mais de 100.000 pessoas.

Um grande cidade da diversidade étnica que muita gente no mundo ainda não conhece. Em tempos em que o respeito às diferenças e o diálogo entre os povos parece cada vez mais difícil, São Paulo tem uma longa experiência de integração e assimilação das mais diversas culturas. No início do século XIX, a cidade recebeu milhares de imigrantes europeus e orientais que vieram "fazer a América". Naquele tempo trouxeram mais do que costumes, idiomas, sobrenomes, comidas, utensílios, esportes e força de trabalho. As heranças deixadas por esses povos compõem aspectos vivos da cultura brasileira ainda hoje.

É uma cidade com uma diversificada vida cultural e sede de grandes universidades, hospitais, indústrias e empresas de comércio e serviços. Um dos maiores centros de gastronomia do mundo, com 13 mil restaurantes, onde a culinária de mais de 45 comunidades étnicas aqui assentadas, convive com uma cozinha de vanguarda mundial.

Se o Brasil , mundialmente está na moda, São Paulo está na dianteira para mostrar essa criatividade concentrada. Acolhe todos os anos milhares de imigrantes de diversas partes do mundo, atualmente um grande número de latino-americanos e africanos. São Paulo, uma cidade plural, diversa, que respeita e abriga todas as diferenças e contradições.

"INTEGRACIÓN DE LOS INMIGRANTES EN LA CIUDAD COMO FORMA DE COMBATE DE LA POBREZA"

Projeto URB Al Rede 1
R10-A12-04

ESTUDO: "IMIGRAÇÃO EM SÃO PAULO"

Resumo

O estudo "A imigração em São Paulo" teve como foco as principais comunidades de imigrantes, dos países da África Subsaariana como Nigéria, Angola, Congo, Camarões e da América Latina como Bolívia, Peru e Paraguai que estão hoje (2007) na cidade de São Paulo em maior número e em uma situação de pobreza. Foi realizado um breve estudo histórico social e legislativo da imigração no contexto da globalização no Brasil e na cidade de São Paulo. Este estudo realizou um levantamento de serviços municipais e entidades civis na assistência aos imigrantes e a percepção que estes imigrantes têm atualmente da cidade, a partir dos serviços públicos municipais, entidades civis e do conhecimento de seus direitos e deveres.

O histórico da imigração no Brasil demonstra o quanto esta esteve presente em todo o processo da constituição do Estado brasileiro. A relação entre brasileiros e imigrantes foi marcada, historicamente, por ambigüidades, que no decorrer dos séculos se alternam em atitudes de acolhida e rejeição, respeito e exploração. Inicialmente a presença de escravos africanos e, após a abolição, a substituição da mão de obra por imigrantes, para as lavouras, o comércio e a indústria. A influência desses povos pode ser encontrada atualmente tanto nos traços culturais, música, comida, danças, religiões, costumes e idioma, quanto nos traços físicos do povo brasileiro. Não há dúvidas da contribuição da imigração á formação do Brasil, na riqueza de diversidade assimilada na composição do tecido social.

Muitas são as origens dos imigrantes que residem na cidade de São Paulo, entretanto, foram em diferentes épocas que africanos, americanos, asiáticos, e europeus residiram nesta cidade. O censo demográfico do município de São Paulo realizado pelo IBGE no ano 2000 a população total da cidade era de 10.434.252 sendo 195.641 estrangeiros.
Os dados oficiais existentes exprimem a realidade dos imigrantes legais que entraram no país ou que se regularizaram. Mas muitos são os imigrantes que residem na cidade de São Paulo e que não são documentados.

Atualmente existe uma nova imigração na cidade de São Paulo que é pouco divulgada, pois ainda é muito evidenciada a antiga imigração colonial do início do século XX, como a japonesa, italiana, espanhola, libanesa entre outras. São Paulo, como uma grande metrópole participa ativamente das novas configurações migratórias desde a década de 80 quando houve o aumento do fluxo migratório proveniente de países latinos e africanos. Esta imigração também veio acompanhada por populações asiáticas como China e Coréia que se sobressaíram na cidade através dos seus empreendimentos comerciais, têxteis e de importação.

Através de um estudo qualitativo foi possível levantar principais facilidades e dificuldades que os imigrantes latinos e africanos têm na cidade de São Paulo e perceber como estes utilizam os serviços prestados pelo município e por entidades civis. A comunicação e o conhecimento de direitos e serviços são fatores apontados pelos imigrantes como importantes, para uma vida digna em São Paulo.

No que se refere aos serviços públicos observou-se dificuldades e facilidades no acesso. Foi apontado no estudo que vários serviços prestados na cidade ainda não estão sensíveis para a realidade do imigrante. Dificuldades devido ao desconhecimento dos direitos dos imigrantes ao uso dos serviços, e dos funcionários destes serviços. Facilidades recorrentes da própria existência dos serviços.

Saiba mais sobre a imigração na cidade de São Paulo
Imigração em São Paulo

Veja outros sites:

Algumas referencias bibliográficas:

Zamberlaim, Jurandi
O processo migratório no Brasil e os desafios da mobilidade humana na globalização.
Brasil/Porto Alegre: Pallotti, 2004. 176 p.

Bonassi, Margherita
Canta, América Sem Fronteiras!Imigrantes latino-americanos no Brasil.
Brasil /São Paulo: Edições Loyola, 2000.

Silva,Sidney Antonio
Costurando sonhos: trajetória de um grupo de imigrantes bolivianos em São Paulo.
Brasil/São Paulo: Paulinas, 1997

Silva,Sidney Antonio
"Hispano-americanos em São Paulo: alcances e limites de um processo de integração"
Travessia, Brasil São Paulo, CEM nº 33, jan/abr 1999, pp 24-32

   
Web  
 
 
Copyright 2017 © Portal Vitrine do Bairro. Todos os direitos reservados